topo-zouk
ZOUK OU LAMBADA?

Hoje em dia dançamos um estilo sensual de música que nos acostumamos a chamar de zouk e aprendemos que ele é um “parente” da lambada, ou como já ouvi muitas vezes, o chamamos de lambada francesa. Porém zouk e lambada tem uma historia que é interessante conhecer, principalmente para os apaixonados por estes ritmos.

O zouk é um movimento musical que nasceu nas ilhas caribenhas de colonização francesa, e é um termo da língua creole (mistura do francês com línguas africanas) que significa festa. Porém, nos seus lugares de origem existe uma forma de se dançar o ritmo zouk que não é a mesma que se dança por aqui. No Brasil aproveitamos esse novo estilo musical para por em prática nossa velha conhecida lambada, que, como música, entrou em decadência há alguns anos, porem nunca morreu como estilo de dança. Prova disso é a adequação dos passos desta modalidade às musicas ciganas do Gipsy Kings.

Dançamos o zouk como se dançava lambada, só que de forma mais lenta e sensual, mas os passos e movimentos são basicamente os mesmos. É claro que como qualquer dança, os passos estão em constante evolução, sofrendo influencias de outros ritmos, o que traz algumas diferenças entre a lambada-zouk de hoje e a lambada de antes, além do que o andamento mais lento do zouk proporciona outras modificações e novos movimentos.

 A DANÇA ZOUK

O ZOUK é um estilo musical criado nas Ilhas de Guadalupe, Martinique, St. Lucia e Dominica, foram colonizadas por franceses e ingleses, estão localizadas no Caribe, mais especificamente na região das Antilhas e têm como idioma predominante o CREOLE ou CREOULO (mistura dos idiomas inglês, francês, espanhol, holandês e africano).

Evidentemente os nativos, PROVAVELMENTE, criaram paralelamente a música à dança ZOUK que no início em função das músicas serem muito rápidas e intensas tinha um tempo binário e simples, porém com o passar do tempo a música foi ficando mais lenta e naturalmente mais sensual o que acrescentou a dança movimentos sinuosos e com um tempo quaternário muito semelhante ao da dança bachata (ritmo latino) em que se pode deslocar gerando um movimento mais alegre e dinâmico ou mais localizado onde se explora a sensualidade ao extremo.

É importante destacar que a dança ZOUK existe desde pelo menos 1983 quando o estilo musical se mostrou para o mundo.

 A DANÇA LAMBADA

No Brasil a música zouk ficou por muito tem concentrada na região norte do país mais especificamente no Pará e após receber influência de vários outros estilos tais como músicas caribenhas, colombianas, venezuelanas, carimbo (Brasil) e outras recebeu o nome de LAMBADA. Após o surgimento da LAMBADA a música zouk recebeu o apelido de LAMBADA INTERNACIONAL.

Muito provavelmente a dança lambada também tenha nascido na região norte do país embora Porto Seguro-BA e São Paulo-SP, também reivindiquem a paternidade.

A Lambada possui um tempo quaternário composto por 03 (três) transferências de peso e uma pausa sem transferência e marcada por movimentos intensos, sinuosos e sensuais e por causa da música rápida e intensa, essa dança invadiu todo o Brasil.

O principal foco de divulgação foi a cidade de São Paulo nos anos de 1988 a 1992 que era palco e grande centro de gravadoras para os cantores e grupos que apostaram na Lambada.

 A DANÇA É ZOUK   OU  LAMBADA ?

Antes de ler o texto a seguir reflita sobre estas perguntas.

Zouk-Lambada:

É música Zouk com dança Lambada readaptada à novos batimentos por minuto?

É música Zouk com a dança Zouk (Brasil)? Não esqueçamos que a dança zouk já existe e já existia nos lugares em a música foi criada.

É música Zouk com uma dança que não é nem Zouk e nem Lambada, ou seja, é uma dança ainda sem nome ?

Existe Salsa Brasileira, Tango chinês, Forró Inglês, Samba holandês ou merengue japonês ? Devemos então usar o nome de uma dança que já existe?

Há necessidade de se especificar e dar nome ao estilo que cada dançarino ou professor tem de dançar zouk ou lambada? Ex. Jazz Zouk, Soul Zouk, Lamba Zouk, Revolution Zouk, Black Zouk, Love Zouk, Hip Hop Zouk, Neo Zouk, etc ?

Será que todas estas dúvidas não são conseqüência da simples falta de cuidado com a história e com a valorização de nossas danças ?

Por volta 1991/1992, com o declínio da música lambada e da dança lambada em quase todo o Brasil, Os nativos da cidade de Porto Seguro (litoral sul da Bahia) não se abalaram e continuaram a praticar e a inovar a dança que graças aos DJ’S que usavam cada vez mais o ZOUK (Lambada Internacional) com arranjos e cadências mais lentas e ainda mais sensuais, permitiu e estimulou o surgimento de uma dança com movimentos mais harmônicos e expressivos onde a sensualidade era homogeneamente distribuída entre o homem e a mulher.

Em função disto Porto Seguro passa a ser o grande foco da lambada Brasileira desta vez embalada por músicas, na maior parte, de origens caribenhas.

O mais interessante dessa história é que jamais os criadores deste estilo de dançar a LAMBADA usaram o termo ZOUK para identificá-lo. Este termo foi com provavelmente utilizado por simpatizantes, dançarinos e profissionais das cidades do Rio de Janeiro ou São Paulo, que finalmente identificaram que as Lambadas Internacionais eram na verdade Zouk desde o início.

Outro aspecto interessante é que no auge da lambada a dança era praticada também ao som das “LAMBADAS INTERNACIONAIS” (ZOUK), hoje em dia esse estilo recebeu novos arranjos e novas influências com cadências cada vez mais lentas, porém o estilo musical continua a ser ZOUK. Se for assim, por que se mudou o nome da dança?

Basta citar o exemplo da salsa que tem diversas vertentes, mas porém continua sendo conhecida como salsa em todo o mundo.

 
Clique para iniciar a música

horarios

zouk

Receba Nossos Informativos






youtube twitter orkut
facebook tecnoraty myspace

<<  Outubro 2014  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sa  Do 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031